Espaço comunicativo, de teor artístico-cultural, em que a expressão poética assume o papel de maior relevo. Não há aqui lugar a pessimismos fátuos, a frustrações e/ou falsas evidências... Prevalecerão o bom senso e o critério humanísticos!
Sábado, 10 de Março de 2007
DA ÁRVORE DA VIDA , A UNÇÃO E A LUZ !

 

                                                    

                                               
FOLHA DE OLIVEIRA


A ORIGEM DA OLIVEIRA. Na sua forma primitiva, remonta à Era Terciária - antes do aparecimento do homem - e situa-se , segundo a opinião de vários autores, na Ásia Menor, talvez na Síria ou Palestina, região onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do início da Idade do Bronze. Em todo o Mediterrâneo, foram encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico.
Actualmente, pensa-se que a espécie à qual pertence a oliveira, a Olea europaea, tem uma origem híbrida, ou seja, é fruto do cruzamento de várias espécies. Entre os seus progenitores encontram-se a Olea africana, originária da Arábia e do Egipto, a Olea ferruginea, proveniente da Ásia, e a Olea laperrini, abundante no Sul de Marrocos e nas Ilhas da Macarronésia.
Por volta de 3000 a.C., a oliveira era cultivada por todo o Crescente Fértil. A difusão desta cultura pela Europa mediterrânea dever-se-á aos gregos.
Os gregos e os romanos, grandes entusiastas e produtores de azeite, eram igualmente pródigos a descobrir-lhe aplicações e, não satisfeitos com as múltiplas utilizações culinárias, usavam ainda o azeite como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.
Mais tarde, a cultura do olival espalhou-se pela bacia do Mediterrâneo e, com as expedições marítimas dos portugueses e espanhóis, a oliveira acabou por navegar até às Américas.
Depois, propagou-se um pouco por todo o mundo, onde as condições climatéricas eram favoráveis. 
  
               

                          

                             A ÁRVORE – os mitos e as lendas

Desde sempre, a oliveira está associada a práticas religiosas, mitos e tradições, manifestações artísticas e culturais e a usos medicinais e gastronómicos.
Na Antiga Grécia, as mulheres quando queriam engravidar passavam longos períodos de tempo à sombra das oliveiras. Da madeira das oliveiras faziam-se ceptros reais e com o azeite ungiam-se monarcas , sacerdotes e atletas. Com as folhas faziam-se grinaldas e coroas para os vencedores. A oliveira era também considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória.
Os egípcios, há cerca de 6000 anos, atribuíam a Ísis, a mulher de Osíris, Deus supremo da sua mitologia, o mérito de ensinar e cultivar a oliveira.
Na lenda grega, Palas Atenea, Deusa da Paz e Sabedoria e filha de Zeus, era para os Gregos a mãe da árvore, sob a qual teriam nascido Remo e Rómulo, descendentes dos Deuses e fundadores de Roma, tendo feito brotar a oliveira de um golpe e, na sua grande bondade, ensinado o seu cultivo e o seu uso. Por sua vez, Minerva oferece aos romanos este presente divino, asilo ela mesma da divindade.
A oliveira foi também património dos países mediterrâneos mas, hoje em dia, encontra-se disseminada um pouco por toda a parte, desde a Argentina, Austrália, Chile, Estados Unidos da América, até ao Japão, México e República da África do Sul, entre outros.
É uma árvore de porte médio, muito resistente e com raízes que chegam a atingir os seis metros, sendo conhecidas cerca de 400 espécies. De crescimento lento, normalmente só entra em produção a partir do quinto ano.
A transformação e a melhoria das características desta árvore foram conseguidas pelo homem, ao longo dos tempos, até se obter a espécie que designamos hoje como a oliveira cultivada.
Dentro da espécie, encontram-se diversos grupos de cultivos, espalhados por diferentes zonas oleícolas. O cultivo de maior importância em Portugal é a galega, a Carrasquenha, a Cordovil, a Cobrançosa e a Verdeal.
Dada a sua rusticidade, encontra-se muitas vezes em terrenos onde nenhuma outra planta resistiria, mas quando a oliveira é tratada como uma verdadeira cultura, as produções aumentam em quantidade e, em comparação com situações extremas, também em qualidade.

 

                           

                                MITOS, LENDAS E NARRATIVAS

1. Uma erva antiga no Mundo Moderno.

2. De acordo com a mitologia grega, a Deusa Athena, à qual se deve a existência destas árvores, foi quem plantou a primeira oliveira nas rochas da Acrópole e ofereceu o "poder de iluminar a escuridão, de curar e de hidratar".

3. No Génesis, a pomba de NOÉ traz no bico um ramo de oliveira para lhe mostrar que o mundo revive.

4. No Êxodo, Yaveh prescreve a Moisés a Santa Unção, na qual o azeite se mistura com perfumes raros.

5. No Horto de Getsemani, vivem ainda oito grandes oliveiras que viram rezar, chorar e morrer Cristo.

Pesquisa e composição de
Conchita Machado



publicado por conchitamachado às 18:51
link do post | favorito

De Estrela do Mar a 16 de Março de 2007 às 23:36
Tenho andado um pouco afastada dos blogues, mas hoje
., . - . - , _ , .
.) ` - . .> ' `(
/ . . . .`\ . . \ Vim te oferecer uma rosa
|. . . . . |. . .|
. \ . . . ./ . ./
.. `=(\ /.=` toda perfumada
.... `-;`.-'
......`)( ... , para aromatizar
....... || _.-'|
........|| \_,/o teu Final de Semana...
........|| .*´¨)
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *
*´¨) мιℓ вєιנoѕ♥*♥
¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` **♥*♥




Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


posts recentes

ESTA BALADA DE VERÃO

HISTÓRIA DE UMA NOITE DE ...

AS FESTAS POPULARES PORTU...

NÃO HÁ FESTAS POPULARES S...

FERNANDO DE BULHÕES - O ...

AQUELE MAR DO ANOITECER ....

QUEM TEM UMA MÃE TEM TUDO...

A MULTIFORMIDADE DO AMOR ...

O SOL AINDA BRILHA PARA T...

SETE SÃO OS MARES.... MAS...

arquivos

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

links
blogs SAPO
subscrever feeds